13 fevereiro 2013

Calopsitas: que cuidados devemos ter com esses pets


Calopsitas: que cuidados devemos ter

com esses pets

calopsitas 767x1024 Calopsitas: que cuidados devemos ter com estes pets?
A calopsita é um pássaro de origem australiana, considerado um ótimo animal de estimação por ser muito curioso, amigável e companheiro.
Mas alguns cuidados específicos devem ser tomados para que o convívio com este simpática ave possa ser sempre saudável e feliz!

Alimentação
Um veterinário especializado em aves deve ser consultado quanto aos alimentos mais adequados às calopsitas. No dia-a-dia, é preciso oferecer ao pet as quantidades recomendadas, o que lhe garantirá perfeita saúde e evitará obesidade que, assim como acontece com os humanos, pode ser extremamente prejudicial.
Enriquecimento ambiental
As calopsitas que vivem sozinhas tendem a se apegar muito ao dono e podem desenvolver comportamentos compulsivos, como arrancar as próprias penas ou gritar demais.
Mesmo que duas ou mais vivam juntas, o ideal é que tenham atividades, especialmente se considerarmos que esta ave nômade voa em bandos por quilômetros e mais quilômetros, em busca de água e comida em regiões desérticas da Austrália.
Assim, proporcionar atividades para as calopsitas é muito importante. Atualmente, existem muitos brinquedos disponíveis em pet shops, direcionados a aves e visando seu entretenimento. Alguns exemplos são objetos feitos de cordões, argolas e guizos, fabricados predominantemente em madeira colorida (pintados com tinta não-tóxica), que distraem as aves por longos períodos (é comum a calopsita demorar um pouco para se habituar com o novo brinquedo).
A madeira permite que a calopsita afie seu bico, comportamento adotado pela espécie na natureza e que deve ser mantido em casa.

Cuidado com acidentes!
A calopsita é conhecida por ser uma ave extremamente curiosa. Assim, em ocasiões em que esteja solta em algum ambiente da casa (com janelas devidamente teladas), é preciso prestar atenção aos locais que ela tentará “descobrir”... Uma calopsita curiosa com o ventinho de um ventilador ligado pode ocasionar um acidente sério.
Além disso, as calopsitas se assustam facilmente. Assim, não é conveniente andar com ela no ombro pelas ruas, por exemplo, pois com um susto podem voar para longe ou sofrer um acidente.
Com esses cuidados básicos, será possível manter um relacionamento saudável e tranquilo com esta ave tão amigável!
(fonte:R7)

Nenhum comentário:

Postar um comentário